Consumismo influencia decisões de compra do consumidor
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Consumismo influencia decisões de compra do consumidor

As pesquisas sobre o comportamento do consumidor usualmente envolvem fatores como valores humanos, atitudes, estilos de vida, memória, percepção e tomada de decisão. O objetivo, conforme comenta o psicólogo organizacional, Marcus Vinícius Oliveira, é atingir uma compreensão dos motivos pelos quais determinados padrões de consumo são estabelecidos.

Segundo ele, em nossa sociedade atual, o consumismo é incentivado pelas empresas, pela mídia, entre outros. Muitos o entendem como sinal de status, de riqueza, de estar “ligado” com as novidades do mercado. Outros consomem obcessivamente para gerar uma (falsa e transitória) sensação de bem-estar interior, como se fosse urgente, vital comprar algo para se sentirem em paz, ou mais felizes.
 
Segundo entrevista concedida para o site Mundo do Marketing, o especialista em psicologia do consumo, Leandro Tonetto, afirma que a aceleração do cotidiano faz com que as pessoas vivam uma crise de sentido. “Passou a ser difícil pensar no tempo e no sentido das experiências”, explica. “Este esvaziamento de significados da vida faz, muitas vezes, com que o consumo apareça como uma alternativa para suprir as lacunas na vida das pessoas. Consumimos na tentativa de alcançar a beleza ideal, a aceitação social, dentre outros.”
 
Uma das melhores maneiras de influenciar o comportamento do consumidor é dar aos compradores um motivo aceitável para a compra. Os consumidores querem sentir que estão fazendo algo de bom, ser uma pessoa boa, ter uma alimentação saudável, fazer contatos, manter as aparências, etc. Se os comerciantes podem convencer os consumidores que precisam de um produto ou serviço, por alguma razão “legítima”, os clientes estarão mais propensos a fazer uma compra. 
 
Neste contexto, surge o design de persuasão, que identifica potenciais, obstáculos e gatilhos emocionais capazes de provocar as ações desejadas, nos diferentes estágios de interação do uso de um produto. É preciso compreender as emoções que influenciam o comportamento das pessoas e a tomada de decisões, e, em seguida, agir sobre essas informações para projetar a interação do usuário de uma forma atraente e intencional. 
Frequentemente considerado um subconjunto da experiência do usuário (UX – User Experience), o design persuasivo aplica princípios psicológicos de influência, de tomada de decisão em um contexto de consumo, estratégia de engajamento e psicologia social em todas as fases do processo de UX.
 
As empresas que investem em UX e design de persuasão geram melhores resultados e mais satisfação dos clientes.

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