Semiótica e o estudo das cores: Como as cores influenciam na vontade das pessoas
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Semiótica e o estudo das cores: Como as cores influenciam na vontade das pessoas

Semiótica é o estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente. A semiótica ajuda a entender o processo de como as pessoas interpretam mensagens, interagem como objetos, pensam e se emocionam.

Uma das linhas de estudo da semiótica é o estudo das Motivações do Consumidor através das cores. Em uma breve explicação, vejam como as cores podem influenciar na vontade e no desejo das pessoas em relação a tudo que as cercam.

 

VERMELHO: A cor vermelha aumenta a atenção, é estimulante, motivadora. A Pesquisa de Marketing indica essa cor para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

 

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

AMARELO: Visível à distância, estimulante. Cor imprecisa pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode proporcionar um resultado eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

 

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizam o frio, azeites, verduras e semelhantes.

 

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizam o frio.

ROXO: Acalma o sistema nervoso a ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; deluminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

 

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

 

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor, portanto é pouco recomendável em publicidade.

 

VIOLETA: Entristece o ser humano, não é muito bem visto na criação publicitária.

 

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

 

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar sensação de frustração.

 

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

 

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

 

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

 

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

 

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

 

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

 

Fonte: Script Brasil

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